179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Religiões de matriz africanas fazem Ebó Coletivo em ato da defesa dos parques públicos da Bahia

Manifestantes dizem que são contra ao plano nacional e estadual de concessão à iniciativa privada. Manifestação ocorreu na manhã deste sábado (10), na entrada do Parque São Bartolomeu.

Ambientalistas, juntamente com movimentos sociais, grupos culturais, além de entidades religiosas e comunitárias participaram, na manhã deste sábado (10), de um ato pela defesa dos parques públicos da Bahia. A manifestação foi realizada na entrada do Parque São Bartolomeu (na entrada de acesso pela avenida Suburbana), em Salvador.

A ação, intitulada “Ebó Coletivo em defesa dos Parques”, também é de repúdio ao plano nacional e estadual de concessão à iniciativa privada.

Conforme representantes do ato, o objetivo da manifestação é assegurar o direito dos povos e comunidades tradicionais à terra e a preservação de sítios sagrados, como o Parque São Bartolomeu, um dos principais remanescentes de Mata Atlântica de Salvador.

Além do Parque de São Bartolomeu, pelo esquema do governo do estado e o BNDES estão no plano de concessão a Serra do Conduru, entre Ilhéus, Itacaré e Uruçuca, Parque das 7 passagens, em Miguel Calmon, além do Jardim Botânico e o Parque de Pituaçu, em Salvador.

O grupo aponta que há um plano de privatização para os parques. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que responsável pelo programa de Concessões de Parques Naturais, lançado no fim de 2020, nega que é privatização.

O banco diz que a proposta do programa é elaborar estudos para analisar a viabilidade de concessão, por tempo limitado, do uso de uma parte da área dos parques (a ser identificada nos estudos).

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Inema), órgão estadual fiscalizador que acompanhará todo o processo, uma equipe com consultores e técnicos de diversas áreas de atuação esteve presente entre os dias 2 e 4 de fevereiro, em Salvador, para realizar uma visita nos Parques de Pituaçu, Zoobotânico e São Bartolomeu.

A comitiva esteve acompanhada de técnicos, coordenadores e diretores do Inema. De acordo com o órgão, a visita técnica ocorreu com o objetivo de munir as partes envolvidas, juntamente com a sociedade, de informações dos principais pontos e regiões de interesse, objetivando fundamentar os estudos de viabilidade para a concessão das unidades de conservação, com foco no ecoturismo e a preservação ambiental de importantes parques do estado baiano.

Além dos parques da capital baiana, também serão envolvidos no projeto de estudos para a concessão os parques estaduais da Serra do Conduru e de Sete Passagens.

Imagens por: rede bahia

Deixe seu comentário: