179064739
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Mayra Aguiar venceu a sul-coreana Hyun-ji Yoon na disputa pelo bronze na categoria até 78 kg no judô e se tornou a primeira atleta brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em esportes individuais. A judoca já havia conquistado outros dois bronzes, em Londres 2012 e Rio 2016.
A porto-alegrense de 29 anos estreou nas Olimpíadas de Tóquio nesta quinta-feira (29), noite de quarta (28) no Brasil, contra a israelense Inbar Lanir, e venceu o confronto em apenas 40 segundos, por ippon.
Na sequência, nas quartas de final, Mayra enfrentou a alemã Anna Maria-Wagner, atual campeã mundial da categoria. A luta terminou empatada no tempo regulamentar e foi para o golden score –quando a primeira lutadora a conseguir encaixar um golpe, vence.
Precisando se impor para não ser punida e acabar eliminada por falta de combatividade, Mayra acabou sofrendo um wazari da alemã e ficou de fora da disputa pelo ouro, mas ainda restava uma chance de disputar o bronze se vencesse a repescagem. Em sua última chance de disputar uma medalha em Tóquio, Mayra disputou enfrentou a russa Aleksandra Babintseva.
Se defendendo e tentando esquivar das investidas de Mayra, Babintseva acabou sendo punida com um shidô ainda no começo do confronto. Depois, por inatividade, ambas as lutadoras receberam uma punição, deixando a atleta russa na berlinda. Na sequência a brasileira seguiu buscando o confronto, com a russa se defendendo. Em uma pegada de Mayra, a judoca adversária acabou fugindo e saindo da área de luta. Dessa maneira, a atleta recebeu mais uma punição, somando 3 no total, o que desclassifica o atleta da luta.
Com a vitória, Mayra foi para a disputa do bronze contra a sul-coreana Hyun-ji Yoon e venceu por imobilização, conquistando sua terceira medalha de bronze em Olimpíadas. Ela é a primeira atleta mulher a conquistar três medalhas olímpicas em esportes individuais para o Brasil, e a judoca, entre homens e mulheres, com o maior número de conquistas em Jogos Olímpicos.