179064739
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um grupo de manifestantes bloqueou, na manhã desta segunda-feira (13), a Avenida Vale dos Barris e, frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Salvador, em protesto por mais vagas para atendimento no local. A pista foi fechada sentido à Avenida Centenário.
A manifestação causou congestionamento na via, porque o grupo não permitiu a passagem de carros de motos. A ação foi iniciada por pacientes e acompanhantes de pacientes, que relataram não ter encontrado mais vagas para atendimento, apesar de terem chegado ainda nas primeiras horas do dia.
Desde a última semana, o g1 registra o grande movimento nas UPAs da capital baiana, e também na Unidade Dedicada ao Atendimento das Síndromes Gripais, o gripário dos Barris. Entre o domingo (12) e a madrugada desta segunda-feira (13), muitas pessoas com febre, tosse, dor de garganta e dores no corpo procuraram assistência.
O médico Ivan Paiva, que é coordenador de Urgência e Emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Salvador, falou sobre o crescimento do fluxo nas unidades.
“A gente tem percebido esse aumento desde a segunda-feira da semana passada, então nós colocamos as 36 unidades da atenção primária para fazer testagem. A nossa preocupação era de que fosse um novo surto de Covid, mas isso não tem se demonstrado. De cada 100 testes, dois têm dado positivo, o que nos leva a crer que são questões em função do Influenza”, pontuou ele.
“O que a gente vê nos Barris, é que as pessoas estão procurando uma unidade só. Procurando apenas uma unidade, há uma lotação, uma demora no atendimento e essas cenas que a gente tem visto”.
Informações preliminares também apontaram que outro motivo para o protesto foi uma queda de energia na UPA, que teria interrompido o sistema para atendimento, o que foi negado pela prefeitura.
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) também informou que não houve interrupção de energia na região, mas disse que iria encaminhar uma equipe para inspeção na unidade.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou as unidades básicas de saúde onde pode ser feita a testagem para Covid-19. Veja relação abaixo:
Centro Histórico
UBS 19º CS Pelourinho
UBS Péricles Esteves Cardoso
UBS Santo Antônio
Itapagipe
USF Joanes Leste
UBS Virgílio de Carvalho
UBS Ministro Alkimin
São Caetano / Valéria
USF Nossa Senhora de Guadalupe – Alto do Peru
USF San Martim II
USF Boa Vista do Lobato
USF Deputado Luiz Braga
Liberdade
USF Santa Mônica
USF San Martim I
USF IAPI
Brotas
USF Candeal Pequeno
USF Mário Andréa – 14º CS
Barra / Rio Vermelho
USF Professor Sabino Silva
USF Ivone Silveira – Calabar
Boca do Rio
UBS César de Araújo
USF Curralinho
USF Parque São Cristóvão
Itapuã
USF Vila Verde
USF CEASA I e II
USF São Cristóvão
USF KM 17
Cabula / Beiru
UBS Eunísio Teixeira
UBS Calabetão
Pau da Lima
UBS Dra. Cecy Andrade
USF Canabrava
Subúrbio Ferroviário
USF Ilha Amarela
USF Rio Sena
USF Bate Coração
USF Vila Fraternidade
Cajazeiras
USF Yolanda Pires
USF Cajazeiras – Jaguaripe I
USF Fazenda Grande III