179064739
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em conversa com senador, presidente teria recomendado entrar com pedido de impeachment contra ministros com o objetivo de intimidá-los.
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deve manter a decisão do colega, Luís Roberto Barroso, sobre a instalação da CPI da Pandemia e confirmar a abertura dos trabalhos, mesmo com a pressão em contrário feita pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As informações são da coluna de Bela Megale, do jornal O Globo.
Magistrados ouvidos avaliam que a conversa feita por telefone entre o presidente e o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), a qual foi tornada pública pelo parlamentar, deixou mais evidente o medo do chefe do Executivo federal da investigação que será aberta para analisar omissões do governo federal no combate à Covid-19.
Na conversa, Bolsonaro sugeriu a Kajuru que entre com pedidos de impeachment contra ministros do STF. O presidente sugeriu ao senador que a abertura desses processos teria o poder de segurar a CPI da Pandemia, ou seja, de intimidar os ministros da Corte.
A avaliação dos magistrados é a de que a divulgação da conversa com o senador acabou por ter um efeito contrário ao que esperava Bolsonaro. Neste momento, qualquer recuo de ministros do STF significaria ceder à intimidação que o presidente tenta exercer sobre o Tribunal.