179064739
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Fernanda Montenegro assumirá a cadeira 17, como a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras.
Aos 91 anos, a Dama do Teatro Brasileiro é a única candidata ao cargo, que antes foi ocupado pelo diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu no dia 15 de março de 2020.
Ninguém quis concorrer com Fernanda Montenegro à cadeira, que já pertenceu também a Roquette-Pinto (1884-1954), que deixou um importante legado para a ciência, cultura e educação no Brasil e fundou a primeira rádio nacional no país, e o diplomata Antonio Houaiss (1915-1999).
As inscrições terminaram no dia 06 de setembro. A votação acontece dia 4 de novembro e a atriz precisa receber 17 votos para, então, poder comemorar a eleição. A posse está marcada para acontecer em março de 2022.
Como disse a psicanalista Maria Homem no vídeo “Velhos – A Morte”: “O horizonte do envelhecer é a morte, mas não é o envelhecer propriamente dito”. Imaginar o envelhecer como único e exclusivamente “final do tempo” é se deixar abater por completo, quando, na verdade, é a oportunidade para realizar feitos antes nunca pensados.
Em 2020, Fernanda Montenegro estrelou o primeiro episódio do especial Amor e Sorte ao lado da filha, Fernanda Torres, e brilhou no projeto tão familiar.
Se algumas pessoas pausaram juntamente com a quarentena, a musa da TV brasileira continuou na ativa, pensando nas falas, nas filmagens, tarefas futuras. A idade é um completo número, nada além disso. Com 90 anos de vida, ela chegou a afirmar sentir-se uma verdadeira adolescente, recheada de força e sonhos.