179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Evento-teste para reativar setor de entretenimento será realizado nesta sexta-feira (27) em Salvador

Após cerca de um ano e meio com todas as atividades do segmento suspensas, o objetivo central é testar protocolos e operações que foram previamente analisados pelos órgãos municipais envolvidos e também por autoridades da saúde.

As diretrizes usadas na realização do evento-teste servirão de base para a volta gradual e responsável do setor. Os detalhes foram apresentados nesta segunda-feira (24), pelo prefeito Bruno Reis (DEM), que estava acompanhado da vice e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos (PDT); do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington; além de autoridades e representantes das entidades envolvidas na iniciativa.

Este evento-teste tem realização da Associação do Coletivo de Entidades de Matriz Africana (Acema), Associação Baiana dos Produtores de Eventos (Abape), Associação Brasileira de Produtores dos Eventos (Abrape-BA), Associação dos Profissionais de Eventos (APE), Grupo Bahia e Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), todas organizações ligadas diretamente ao setor de eventos no estado, e conta com o apoio de diversas empresas para a concretização, além da Prefeitura de Salvador. Todo o custo será pago pelos patrocinadores.

Bruno Reis ressaltou que o evento servirá para testar e validar os protocolos para a realização de shows de forma segura na cidade, assim que o cenário da Covid-19 permitir. Ele lembrou que a prioridade da prefeitura sempre foi salvar vidas, e que a iniciativa está sendo realizada com toda a população acima de 18 anos vacinada com pelo menos a primeira dose contra o coronavírus.

O chefe do Executivo municipal ainda salientou que os eventos são bastante importantes para a capital baiana. Isso porque, mesmo com iniciativas como o SOS Cultura e os projetos financiados pela Lei Aldir Blanc, muitos daqueles que trabalham no setor ainda passam por dificuldades.

“São mais de 6 mil profissionais que vivem diretamente da renda proporcionada pelos eventos. O setor cultural é um dos mais importantes para a economia da cidade e foi um dos mais impactados pela pandemia, sendo o primeiro a parar e o único que ainda não retornou. Minha preocupação é com esses profissionais e com toda a cadeia que gera emprego e renda em Salvador”, completou o prefeito.

Protocolo de segurança

As regras protocolares do evento exigem que todos os convidados deverão ter acima de 18 anos e ter recebido pelo menos a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19 até o dia 27 de julho de 2021 (30 dias antes do evento-teste). Todos os convidados serão testados antes do dia do evento, e só estarão aptos a participar os que estiverem com resultados negativos – estes cidadãos voltarão a ser testados após o evento.

O laboratório TMS Testes Moleculares, empresa de Biomedicina e Tecnologia, especializado em testagem em massa, recentemente incorporado pelo grupo norte americano ETG e atuando há mais de dez anos no mercado, será responsável pela aplicação dos testes RT-PCR e pelos relatórios de monitoramento dos convidados no período pós-evento.

Durante o evento-teste, o uso da máscara será obrigatório, exceto no momento das refeições. Só será permitida a comercialização/distribuição de bebidas e alimentos industrializados em suas embalagens originais. Toda a operação de venda de alimentos e bebidas será feita de forma digital e os pagamentos realizados apenas por cartões.

Para acessar o evento, haverá aferição de temperatura. A fila para os banheiros também será organizada com distanciamento para evitar aglomerações. O evento contará com acesso seguindo todos os protocolos e contará com staff e estrutura para garantir que os convidados entrem nos lounges de forma rápida e simples.

Show musical

Com um público de 500 pessoas, o evento contará com a presença de convidados indicados pelas entidades representativas do setor, empresas apoiadoras do evento e instituições que irão acompanhar a iniciativa. O evento-teste será um show a céu aberto, com lounges que comportarão até quatro pessoas, cada um, em um total de 125 lounges. E, para tornar o momento especial, uma programação musical foi planejada com quatro atrações.

O evento tem início com o grupo Afoxé Darajú de Odé (O Melhor do Caçador), do bairro da Liberdade, que fará uma apresentação em ritmo de atabaques, agogô, xequeré e com a voz de Nito Gato. A apresentação será feita em cima do trio elétrico que estará posicionado em meio ao público.

Haverá também um palco que receberá o show do cantor Gerônimo, que vai agitar o público presente com um som único, que mistura a música afro-baiana com ritmos latinos e uma harmonia inconfundível e extremamente contagiante em sucessos como Eu sou negãoÉ D’OxumMenino do Pelô e Jubiabá, entre outros.

Após o show de Gerônimo, quem anima o público é o Telefunksoul. O produtor é o criador, precursor e maior divulgador do movimento Bahia Bass – gênero eletrônico que mistura este tipo de música mundial com o repertório cultural da Bahia.

Quem finaliza a noite é a cantora baiana Márcia Castro, que leva o show AXÉ 90 ao palco, no qual será apresentado um recorte do repertório essencial desse gênero musical surgido na década de 80 que fundiu diversos ritmos afrolatinos e brasileiros, como samba-reggae, ijexá e merengue.

Deixe seu comentário: