179064739
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Ainda não é possível saber quando o imunizante estará disponível para os ensaios clínicos.
A possibilidade de desenvolver uma vacina única contra a gripe e a Covid-19 vem sendo estudada pelo Instituto Butantan. O objetivo é reduzir custos logísticos dos processos de fabricação.
Segundo o Butantan, o novo imunizante está em fase de prova de conceito e os primeiros resultados devem sair dentro de alguns meses. No entanto, ainda não é possível precisar quando a vacina estará disponível para os ensaios clínicos, de acordo com informações da CNN Brasil.
A principal vantagem de ter um imunizante único para as duas doenças é a otimização das campanhas de vacinação, uma vez que as pessoas só teriam que se dirigir aos postos uma única vez, e os grupos prioritários são parecidos, principalmente os idosos.
Além disso, os gastos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para que as vacinas cheguem à população seriam reduzidos.
A atual vacina da gripe produzida no Butantan utiliza três cepas do vírus da influenza e é chamada de trivalente.
Já o novo imunizante do instituto contra a Covid-19, a ButanVac, utiliza o vírus da doença de Newcastle, geneticamente modificado para conter a proteína Spike do coronavírus de forma íntegra. Ambos utilizam ovos embrionados para sua produção.
A ButanVac recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização de testes em humanos no início deste mês.