179064739
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O prédio onde funcionava o Centro Educacional Magalhães Neto, localizado na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Salvador, foi ocupado por 200 famílias ligadas ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), na madrugada desta segunda-feira (7). Por volta das 3h, o grupo colocou cartazes na fachada do prédio com frases como “isolamento social – direito de todos e dever do Estado” e “Ocupação Carlos Marighella”.
O MLB é um movimento social nacional que luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Os ocupantes alegam que durante a pandemia do novo coronavírus eles não tiveram acesso a moradia digna, assim como ao isolamento social e reivindicam o direito de moradia. As 200 famílias da nova Ocupação Carlos Marighella não se intimidaram com a presença da Polícia Militar e já organizaram sua primeira assembleia. Por volta das 9h30. os participantes seguiam com a limpeza do prédio do Governo do Estado, desocupado há, pelo menos, seis anos.
Vale lembrar que em 2019, cerca de 100 famílias do MLB ocuparam o Hospital Couto Maia, localizado no Mont Serrat, que estava e situação semelhante, há 2 anos. Os ocupantes denunciaram o desmonte do programa Minha Casa, Minha Vida pelo governo Bolsonaro e o abandono do hospital, exigindo a sua reativação.
Dias depois, após já terem cortado a água e a luz do prédio, as famílias foram despejadas pela polícia militar. Um mês após esse ocorrido, ainda sem terem o direito à moradia digna atendido, 200 famílias ocuparam o galpão abandonado há mais de 20 anos da Companhia de Navegação Baiana, localizado na Ribeira. A ocupação resistiu por 17 horas e enfrentou forte repressão pela polícia militar, que também despejou as famílias que ali estavam.