179064739

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Codesal aciona sirenes de alerta em regiões com risco de deslizamento de terra

Codesal pede às pessoas que vivem nessas áreas para que fiquem atentas.

A Defesa Civil de Salvador acionou, ao longo desta sexta-feira (9), as sirenes de alerta das comunidades de Mamede, no Alto da Terezinha, no Subúrbio Ferrorivário; Moscou, em Castelo Branco; e Bosque Real, em Sete de Abril.

As sirentes integram o Sistrema de Alerta e Alarme da Codesal, que é acionado quando o acumulado de chuvas atinge 150mm em 72h, com o objetivo de alertar os moradores e evacuar famílias em função do risco de deslizamento de terra.

Segundo o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, “foi registrado um grande acumulado de chuva em algumas regiões da capital baiana ao longo desta sexta-feira e a previsão é de mais chuvas moderadas e fortes para as próximas horas”.

Este é o motivo da necessidade do alerta em áreas de risco, previsto no Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC). Inicialmente, a sirene emite um sinal sonoro e em seguida, a mensagem explicando que há risco de deslizamentos na área, alertando aos moradores que se dirijam para locais seguros e pontos de apoios.

Conforme Sosthenes Macedo, foram registrados, em 72h, acumulados de 172,2mm, em Mamede; 159,6mm, em Moscou; 151,6mm, em Bosque Real. Ele acrescentou que há a possibilidade de a sirene ser acionada em Calabetão.

Ele pede que as pessoas que vivem em áreas de risco fiquem atentas, pois o solo ainda está encharcado, razão pela qual há a possibilidade de deslizamento de terra.

“Na perspectiva de qualquer escorregamento, fissura ou rachaduras em suas casas, por favor contatar a Codesal”, recomenda.

A Codesal mantém plantão em regime 24h todos os dias da semana. Em caso de emergência, disque 199.

Deixe seu comentário: